24-02-2017 10:35

Visita de Estudo à UTAD (Aquacultura e Apicultura) e Centro de Ciência – Vila Real

Visita de Estudo à UTAD (Aquacultura e Apicultura) e Centro de Ciência – Vila Real

Foi durante a manhã do dia 24 de fevereiro que os alunos do Curso Vocacional de Técnico de Agropecuária, Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, participaram numa visita de estudo à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD.

Chegados à UTAD, fomos recebidos pelo Professor Paulo Rema, responsável pela investigação em aquacultura que nos fez uma visita guiada pelas suas instalações e fomo-nos apercebendo dos trabalhos que podem ali ser realizados com várias espécies de peixes como a carpa, truta, robalos, douradas, linguado, salmão, peixes estes que podem ser produzidos para a alimentação do homem, conforme se encontram em várias peixarias à venda.

Os alunos para além da observação dos equipamentos e dos espaços necessários, foram ouvindo as explicações do professor sobre o necessário controlo da água e da constante limpeza dos aquários.

Acabada a presentação do Prof. Paulo Rema, interessante o tema para quem quer explorar a criação de peixes, fomos novamente para o edifício das C. Agrárias onde se encontrava o Prof. Paulo Russo Almeida, para nos falar sobre a Apicultura.

Nesta altura do ano não nos foi possível visitar o apiário devido às condições climatéricas e pelo facto de ser necessária a devida proteção individual.

Assim o Professor fez-nos uma breve apresentação da atividade apícola começando por nos mostrar um grande ninho das vespas asiáticas velutinas.

A apresentação do professor Paulo Russo fundamentalmente baseou-se em conteúdos essenciais para quem se quer iniciar nesta atividade, como:

- os equipamentos básicos

- as várias espécies de abelhas

- os variados produtos e subprodutos da atividade apícola;

- a atividade dos indivíduos de uma colmeia,

- produção de rainhas para comercialização;

- a técnica de apanha de enxames;

Foi desta forma que passámos uma excelente manhã de ensino na UTAD.

Após o almoço e durante a tarde fomos para o Centro de Ciência de Vila Real que se situa no Parque Urbano do Corgo, este edifício que dispõe de várias salas onde são explorados temas como:

- “Corgo, O vale encantado”, um documentário do rio Corgo e as várias espécies de animais e plantas;

- o Túnel do Tempo, a formação da Terra, a geologia e as eras geológicas;

- A Biodiversidade, espécies da fauna e da flora da região de Trás-os-Montes e Alto Douro;

—————

Voltar


Contactos

Sementes de Ribeira de Pena