22-02-2016 17:25

Visita a uma exploração de Maronês, Lamas de Ôlo e Viveiros SERVIRURI, Vila Real

Visita a uma exploração de Maronês, Lamas de Ôlo e Viveiros SERVIRURI, Vila Real

Esta atividade da Visita de estudo à Associação de Produtores da Raça Maronesa - Parque Natural do Alvão e Viveiros SERVIRURI, (Vila Real), decorreu conforme estava previsto, embora tenha sido adiada para esta data de 22 de fevereiro, e não no dia 1 do mesmo mês, de forma a que o acompanhamento fosse dado pela Engª Paula Teixeira, responsável pelo Associação de Produtores da Raça Maronesa, e no mesmo dia foi-nos possível visitar os viveiros

 em Vila Real da SERVIRURI, Lda.


 

Foi assim que no dia 22 de fevereiro deste ano de 2016, a turma do Curso Vocacional de Secundário de Agropecuária, do Agrup

amento de Escolas de Ribeira de Pena –AERP, aproveitou esta visita de estudo para aprofundar os 

conhecimentos neste setor da criação de maronês que possui um impacto muito elevado na estrutura económica desta região.

 

Logo pela manhã fomos recebidos, em pleno Parque do Alvão, pela Engª Paula Teixeira que nos apresentou e levou à exploração de Maronês do Senhor Heitor. Aqui os alunos ouviram as pertinentes explicações sobre a caraterização morfológica da raça maronesa, da sua rusticidade, da sua alimentação e reprodução.

 

Também muito importante para esta raça e de forma a ser classificada como Denominação de Origem Protegida (DOP), acabou por s

er explicado aos alunos alguns dos exigentes requisitos para que assim sejam os animais classificados e devidamente identificados em caderno específico.

 

Embora tenhamos realizado esta atividade numa fria manhã de fevereiro os alunos apreciaram esta visita. Mais satisfeitos ficaram com a agradável surpresa do nosso anfitrião, o Senhor Heitor, que amavelmente nos recebeu em sua casa para nos oferecer um lanche magnífico dos seus produtos, salpicão e presunto, que se encontravam deliciosos.

 

 

Já no final da manhã dirigimo-nos para Vila Real para o almoço.

 

Conforme estava combinado, pela tarde, fomos visitar os viveiros SERVIRURI, Lda em Vila Real, sendo nosso objetivo que os alunos conseguissem visualizar novas culturas e assim saber de locais onde podem perfeitamente adquirir essas plantas e colaboração técnica para a sua implementação. Sabemos que a rendibilidade de uma empresa agrícola passa essencialmente pela colocação no terreno das culturas e das plantas que o mercado exige e procura.

Assim nos foi apresentado pelo Eng. Carlos Ramos, sócio gerente destes referidos viveiros, as principais culturas tradicionais a instalar nesta região de Trás-os-Montes, mas também de novas culturas com elevada potencialidade.

 Os frutos secos continuam assim a ter um elevado interesse, como a castanha e a noz mas novas culturas como os frutos vermelhos, mirtilos e framboezas também são de ter em linha de conta. Outras culturas como o pistacho começam a ser muito abordados por jovens agricultores que procuram culturas diferentes. Este viveiro já comercializa castanheiros resistentes à doença da tinta que tem destruído muitos dos soutos mais antigos da região.

 

Para além desta vertente, foi-nos mostrado todo o processo de produção de novas plantas, enxertias e da sua certificação, assim como as câmaras escuras onde se conservam as plantas antes da sua comercialização.

 

Para os jovens alunos pensamos que terá sido um momento único e muito gratificante pois conseguiram, em apenas um dia, contactar com diferentes técnicos de explorações distintas, uma do setor pecuário e outra do setor da produção vegetal o que enriqueceu a sua formação técnica e pessoal.

Foi bastante proveitoso e gratificante para todos os intervenientes, tendo em conta a troca de saberes e experiencias adquiridas e para isso muito contribuíram o Senhor Heitor, a Engª Paula Teixeira e o Eng. Carlos Ramos, para eles os nossos agradecimentos.

 

 

 

 

 

—————

Voltar


Contactos

Sementes de Ribeira de Pena