28-10-2016 09:57

Silagem de Milho - Cerva, Ribeira de Pena

Silagem de Milho, Cerva – Ribeira de Pena

Durante todo o dia de 28 de outubro os alunos do Curso Vocacional de Técnico de Agropecuária, Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, participaram na silagem de milho.

Chegados a Adoria e feitas as breves apresentações tivemos a oportunidade de iniciar os trabalhos e logo com a abertura de um dos campos que foi deixado para que os alunos o pudessem fazer. Esta abertura serve exatamente para permitir que as máquinas possam entrar nos campos sem danificar o milho, pois tratava-se de uma máquina colhedora de milho para silagem, acoplada ao trator e de apenas uma linha.

A abertura foi feita por umas simples foicinhas de corte manual sendo o milho colocado em molhos para que posteriormente fossem metidos manualmente na colhedora de silagem .

– é uma máquina especifica para a colheita de milho para forragem. Consta de um bico colhedor por linha de cultura, vulgarmente conhecido por bico de pato e equipado com um sistema de corte que é variável entre as diversas marcas. 

O silo foi previamente preparado com a abertura de uma depressão no terreno, um simples buraco de forma alongada, onde foi colocado um revestimento com um plástico negro de forma a proteger a silagem, construindo assim um silo do tipo trincheira, simples e barato.

Para esta etapa do fabrico de silagem de milho, dado que a distância entre o campo e o silo era de cerca de 2kms, foram alugados 2 tratores um deles equipado com a colhedora de uma linha e um outro trator para o transporte dos reboques da silagem, sempre com 3 reboques. O trator do proprietário foi sempre utilizado no silo.

Assim durante este dia fez-se a colheita de aproximadamente 20 reboques de milho para silagem.

O trabalho dos alunos passou assim, para além do corte das cabeceiras para a entrada das máquinas, pelo apoio no silo ao espalhar e calcar a silagem, pela colaboração na entrada do milho cortado manualmente na colhedora e pelo calcar dos reboques durante o seu enchimento, ainda no campo.

Todos os trabalhos decorreram em bom ambiente de campo e sem qualquer incidente o que foi muito bom para os trabalhos desenvolvidos, onde por vezes e face aos diversos trabalhos e máquinas utilizadas, ocorrem situações indesejáveis para todos.

Gostaríamos de agradecer o convite para a participação nestes trabalhos dos alunos do Curso Vocacional de Agropecuária, que possibilitaram o reforço, não só das competências profissionais destes, mas também das relações entre os alunos e toda a comunidade envolvente à escola.

Estendemos também os agradecimentos a todos os que tornaram possível este evento, em especial à Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Direção do Agrupamento e D. Lurdes Costa pela sua receção e almoço convívio proporcionado a todos.

 

—————

Voltar


Contactos

Sementes de Ribeira de Pena